terça-feira, 21 de abril de 2009





PROJETO GASTRONOMIA SOLIDARIA

Iniciativa:

Através do trabalho voluntário junto a Pastoral do Sopão da Paróquia São Domingos a Psicóloga Sandra Simões atendendo semanalmente ao publico que freqüenta a referida Paróquia, iniciou um trabalho com as gestantes, preparando-as de alguma forma para vivenciarem este momento de suas vidas.Este trabalho teve como objetivo levar essas pessoas a busca do desejo de mudança de vida, através da motivação da busca de um novo modelo a ser seguido.

Como surgiu o Projeto Gastronomia Solidária:


Na tentativa de inserir estas jovens futuras mães, num contexto diferente de sua realidade de vida através de uma experiência rica e motivante, teve um insite de como poderia desenvolver um trabalho com maior abrangência, dando chances de atender a um número maior de pessoas de ambos os sexos, diferentes faixas etárias.Assim surgiu o Projeto Gastronomia Solidaria.Através do convívio e observações junto a este publico pode-se estabelecer uma relação de confiança para assim lançar a idéia de iniciar as oficinas de trabalho, com o objetivo de publicar um livro de receitas.O grupo que aceitou participar desta experiência foi pequeno em termos de número, no entanto grandioso no tocante ao compromisso com o trabalho assumido, o que representa um grande avanço pensando que este publico é constituído em geral, de pessoas que não apresentam facilidades em lidar com regras, nem tão pouco com limites. Foram feitas parceiras importantes para dar sustentação na obtenção de resultados com as oficinas de trabalho.


Com muita determinação e certeza do objetivo a ser alcançado a Psicóloga insistiu na idéia do projeto.Firmou parcerias com vários profissionais da área da gastronomia, profissionais esses renomados no mercado, que ao aceitarem o convite só iria agregar maior credibilidade e certeza no sucesso do projeto.

Quando efetivamente iniciou a pratica do Projeto?


As oficinas de trabalho tiveram inicio em junho de 2008. Onde uma vez por semana são desenvolvidas as oficinas, sendo que a cada semana fica no comando da aula um Chef diferente, dando assim a condição e a necessidade do grupo saber lidar com a diversidade entre as pessoas, preservando neste momento o respeito mutuo. As trocas de experiências durante as oficinas são grandes, o que a principio seria apenas levar ajuda aquelas pessoas, passou a ser aos poucos uma forma de vivenciar grandes emoções, levando todos os participantes do projeto a crescerem enquanto seres humanos levando-os a perceber que podem aprender uns com os outros, e que com boa vontade, amor ao próximo e determinação, desenvolveram juntos a “Receita” para que o prato principal fosse um “sucesso”, podendo satisfazer a muitas pessoas.

Qual o objetivo do Projeto?


Este projeto tem como objetivo fazer um trabalho de inclusão social, levando as pessoas que ficam a margem da sociedade na busca do resgate de sua auto-estima e cidadania, sendo inseridos no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal, podendo assim manter o seu sustento e de sua família, com dignidade e orgulho.

Já tem algum resultado?

Apesar do pouco tempo de existência, este projeto já começou a gerar frutos. Na primeira turma de aprendizes contamos com oito participantes, dentre eles um já foi inserido no mercado de trabalho definitivamente. Como prestadores de serviços para aprimorar o conhecimento e treinamento, dois outros aprendizes estão trilhando o mesmo caminho.

Qual o prognostico do Projeto?

O Projeto Gastronomia Solidária, será o carro chefe na criação do Espaço Interativo Cidadão Já! Espaço este que será formado para trabalhar com o publico carente, desempregado e morador de rua através de diferentes oficinas de trabalho, sendo elas:• Gastronomia• Informática• Manicure e cabeleireiro• Pintura• Artesanato• Alfabetização
Este espaço será mantido com os recursos que as oficinas de trabalho forem gerando ao longo do ano, trabalhando no treinamento e capacitação de seus aprendizes, levando-os ao desejo de retornarem a sociedade que é de todos nós.Desta forma podemos concluir que com o Projeto


Gastronomia Solidária, podemos fazer receitas de sonhos que encantam.

Tenham todos um bom apetite!

Sandra Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário